Uso interno

Dosagem usual: 50 a 300mg /dia.

Propriedades

O 5-HTP apresenta vantagens sobre o triptofano, principalmente por atravessar mais facilmente a barreira hemato-encefálica, uma vez que não se liga à albumina plasmática (90% do triptofano plasmático estão ligados à albumina, tendo que competir com outros aminoácidos na barreira hemato-encefálica).

Ainda vale ressaltar que o processo enzimático envolvido na hidroxilação do triptofano a 5-hidroxi-triptofano não é especificamente limitado a esta reação e pode competir com outros processos metabólicos essenciais à biossíntese. A serotonina influencia em quase todas as funções cerebrais, estimulando o ácido gama-aminobutírico (GABA), que é classificada como neurotransmissor inibitório do SNC. Dentre centenas de outros neurotransmissores do cérebro, atualmente é considerada um dos mais importantes.


A depressão pode ser avaliada de acordo com os níveis de serotonina do corpo. (MARGIS et al, 2003).

Indicações

• Anti-espasmo;
• Antidepressivo natural;
• Promover o sono;
• Regular a pressão sanguínea;
• Regulador de apetite.

Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações nas literaturas consultadas.

Advertências

Não recomendado o uso a crianças, gestantes e lactantes.

Referências

BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/ SP: Atheneu, 5ª Ed. 2015.

SILVA, Laís Santos; DA SILVA, Cíntia Costa. A utilização da Griffonia Simplicifolia e Rhodiola Rosea L. em mulheres obesas com compulsão alimentar. RBONERevista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 12, n. 70, p. 265- 274, 2018.