Uso interno/Externo
Dosagem recomendada: Oral : 10 a 600mg /dia. / Externo: 1 a 5%.
Propriedades
O Ácido Alfa Lipóico possui atividade antioxidante, é usado como hepatoprotetor em envenenamentos e como coadjuvante no tratamento da cirrose hepática em alcoólatras. Estudos indicam que o ácido tióctico pode melhorar a funcionalidade dos nervos periféricos, relacionada com distúrbios sensoriais da polineuropatia diabética, que se manifestam através de parestesia, como queimação, dormência ou formigamento. Devido a sua ação antioxidante é usado também em produtos para uso tópico contra o fotoenvelhecimento, para prevenção do dano oxidativo causado pela radiação solar. Elimina as espécies reativas de oxigênio, interage com outros antioxidantes como a vitamina C, vitamina E e glutationa. Tem propriedades de reparar danos oxidativos pelo seu efeito protetor contra o estresse causado, por exemplo, pela radiação ultravioleta. Possui efeito anti-inflamatório reduzindo a produção de substâncias químicas pró-inflamatórias como citoquinas que danificam as células e aceleram o envelhecimento, portanto, auxilia na redução e prevenção da formação de linhas de expressão e rugas.
Indicações
- Antioxidante;
- Redução do estresse oxidativo e melhora da função mitocondrial;
- Tratamento dos sintomas da polineuropatia diabética periférica;
- Redução na produção de substâncias químicas pró-inflamatórias;
- Prevenção na formação de linhas de expressão e rugas.
Contraindicações
Não constam nas literaturas consultadas.
Advertências
Pode causar dermatite de contato e irritação na pele. Diminuição da glicemia decorrente de um aumento da utilização da glicose, com ocorrência de sintomas semelhantes aos de hipoglicemia (vertigem, sudorese excessiva, cefaleia e alterações visuais).
Referências
- BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/SP: Atheneu, 6ª Ed. 2021.
- SOUZA, V. M; JUNIOR, D.A. Ativos Dermatológicos Dermocosméticos e nutracêuticos. São Paulo-SP: Bartira Gráfica, 9 volumes. 2016.
- Efeito do tratamento combinado com ácido alfa-lipóico e acetil-L-carnitina na função vascular e pressão arterial em pacientes com doença arterial coronariana. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2734271/The Effect of Alpha-Lipoic Acid on Inflammatory Mediators: A Systematic Reviewand Meta-Analysis on Randomized Clinical Trials
- Alpha-Lipoic Acid and Diabetic Neuropathydoi: 10.1900/RDS.2009.6.230 G.S. Mijnhout1, A. Alkhalaf, N. Kleefstra, H.J.G. Bilo. Alpha lipoic acid: a new treatment for neuropathic pain in patients with diabetes. Netherlands – The Journal of Medicine. 2010.