(Bambusa Vulgaris)
Uso Interno
Dosagem recomendada: 50 a 200mg /dia.
Propriedades
O bamboo (Bambusa vulgaris) é uma planta perene e amplamente distribuída em países de regiões tropicais e subtropicais, utilizado com finalidade ornamental e na medicina tradicional chinesa devido aos seus efeitos como antitérmico e detoxificante hepático.
O caule e as folhas do bamboo são ricos em sílica (uma importante fonte alimentar de silício), além de diversos compostos bioativos, incluindo flavonoides, polifenóis, polissacarídeos, lactonas e cumarinas, que conferem a essa planta propriedades antioxidante, anti-inflamatória, hipolipemiante e anti-apoptótica.
Com isso, evidências recentes apontam o efeito benéfico do extrato de bamboo como adjuvante na prevenção e no tratamento de diversas doenças, tais como osteoporose, diabetes, dislipidemias e câncer.
Indicações
- Controle de peso;
- Promove a saúde articular;
- Auxiliar na síntese de colágeno e elastina (Cabelo, pele, unhas, tendões);
- Prevenção da osteoporose;
- Prevenção do Alzheimer.
Contraindicações
Contra indicado para crianças, gestantes (Risco de aborto) e lactantes.
Advertências
Estudo realizado em animais sobre a toxicidade do extrato de folhas de Bambusa vulgaris não resultou em letalidade em doses de 2000 mg / kg. Contraindicado em casos de gravidez pelo risco de aborto.
Referências
- ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina–Bases Clínicas e Farmacológicas. ISIS Ediciones SRL, 1998.
- COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia. Ed. CEJUP, 1994.
- GOYAL, A. et al. “Evaluationofthe DPPH radical scavengingactivity, total phenolsandantioxidantactivities in Indianwild Bambusa vulgaris ‘Vittata’ methanolicleafextract.” Journalof Natural Pharmaceuticals, vol. 1, no. 1, 2010, p. 40. AcademicOneFile.