Uso interno
Dosagem recomendada: 50 a 100mg /dia.
Propriedades
Cilostazol é um medicamento vasodilatador e antiagregante plaquetário que se destina a reduzir os sintomas da doença vascular periférica, da *claudicação intermitente e à prevenção de novo acidente vascular cerebral. Os efeitos esperados aparecem entre 15 e 30 dias de tratamento; em alguns casos este período poderá ser de até 3 meses.
Sua ação está direcionada a doença vascular periférica, redução do sintoma da claudicação intermitente e prevenção da recorrência de acidente vascular cerebral. Atua tratando os problemas de circulação nos quais ocorre diminuição do fluxo de sangue para os músculos da perna, auxiliando as caminhadas de maiores distâncias com menos dor.
*Claudicação intermitente é a sensação de cãibra ou dores musculares nas pernas, que se tornam presentes durante caminhada ou exercícios físicos e ocorre como suprimento de oxigênio diminuído.
Indicações
- Tratamento da doença vascular periférica.
Contraindicações
Muitos dos inibidores da fosfodiesterase III estão relacionados com diminuição na sobrevida, quando comparados ao placebo, em pacientes com insuficiência cardíaca de classes III e IV, por isso, o cilostazol está contraindicado em pacientes com qualquer grau de insuficiência cardíaca, predisposição a sangramentos (ex: úlcera péptica ativa, AVC hemorrágico nos 6 meses anteriores, cirurgia nos 3 meses anteriores, retinopatia diabética proliferativa, hipertensão não controlada), história de taquicardia ventricular, fibrilação ventricular e fibrilação ventricular ectópica multifocal, prolongamento do intervalo QT, disfunção hepática moderada ou grave, disfunção renal, gravidez e lactação. Também está contraindicado nos pacientes com hipersensibilidade ao cilostazol ou a qualquer dos excipientes do produto.
Advertências
Não indicado o uso para crianças, gestantes e lactantes.
Referências
- Pharmacia Brasileira. Evidencia Farmacoterapêutica: Cilostazol – Julho/Agosto 2004.
- Arq. Bras. Cardiol. Rosa e cols. Cilostazol, um inibidor da fosfodiesterase III: Perspectivas futuras na aterosclerose. 2006; 87 : e222-e226.
- http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[25787-2-0].PDF (consultado em 17/09/2012).