Uso Interno
Dosagem recomendada: 250 a 1000mg /dia.
Propriedades
A citicolina é um suplemento para CDP-colina (citidina-5′-difosfocolina), uma substância natural encontrado em todas as células vivas.
A citicolina é um aminoácido que estimula a biossíntese dos fosfolipídios estruturais da membrana neuronal, tem efeitos fisiológicos benéficos na função celular, que foram estudados e caracterizados extensivamente em numerosos sistemas-modelo.
Como produto de uma fase da síntese da fosfatidilcolina a partir da colina, a CDP-colina e os seus produtos de hidrólise (citidina e colina) desempenham papéis importantes na produção dos fosfolipídios envolvidos na formação e reparação das membranas. Contribuem também para funções críticas como a formação dos ácidos nucleicos, das proteínas e da acetilcolina.
A citicolinapode evitar, reduzir ou reverter os efeitos da isquemia e/ou hipóxia.Diminui e limita a lesão da membrana das células nervosas, restabelece a sensibilidade e a função das enzimas reguladoras intracelulares e acelera a reabsorção do edema cerebral.
Outra indicação importante da citicolina está no tratamento de danos degenerativos da senilidade e doença vascular crônica. Em pacientes com isquemia cerebral crônica, a citicolina aumenta substancialmente a escala evolutiva cognitiva, enquanto em pacientes com demência senil, diminui a evolução da doença.
A colina, no cérebro, aumenta igualmente a produção de acetilcolina. A citicolina é bem tolerada e apresenta alta biodisponibilidade, sendo menos de 1% excretado nas fezes. A eliminação segue as vias urinária, fecal ou através do CO2 expirado. A principal rota de excreção é a respiratória.
Indicações
- Doenças neurodegenerativas;
- Transtorno cognitivo;
- Doença de Alzheimer.
Contraindicações
A citicolina não deve ser administrada com medicamentos contendo meclofenoxato (ou centrofenoxina).
A suplementação com citicolina potencializa os efeitos da L-dopa.
Advertências
Pode provocar transtornos digestivos leves em alguns pacientes.
A suplementação de citicolina não é indicado para crianças, gestantes e lactantes.
Referências
- Secades, JJ; Lorenzo, JL (Setembro de 2006). “Citicoline:. Revisão farmacológica e clínica de 2006 update”. Métodos e resultados em farmacologia experimental e clínica.
- Overgaard, K (2014). “Os efeitos da citicolina no AVC isquêmico agudo: uma revisão.” Jornal de acidente vascular cerebral e doenças cerebrovasculares:. O jornal oficial da Associação Nacional Stroke.
- A. Padilla Luz, J.F. Reyes Rodríguez, A. Gómez Rodríguez de Acuña, C.M. González Gómez, I. Álvarez Dorta, M.E. Pérez Cánovas, Adecuaciónprescripción-indicación de citicolinaenatención primaria, SEMERGEN – Medicina de Familia, 2014].