Uso interno
Dosagem recomendada: 400 a 500mg /dia.
Propriedades
Moro, ativo natural extraído da laranja doce (Citrus sinensis), se destaca pela presença de antocianidinas, que é responsável pela sua coloração vermelha e caracterizada como excelente antioxidante, que compõem juntamente com os bioflavonóides a padronização desse extrato em 90%.
Alguns estudos pré-clínicos indicam que e espécie possui como alvo para a redução de gordura abdominal, interferir com a habilidade dos adipócitos em acumularem gordura, podendo essa redução chegar em 25-50%. As antocianinas, quando administradas em adipócitos, exercem ação antioxidante e de proteção contra a resistência à insulina induzida pelo fator de necrose tumoral alfa (TNFα). Ambos os processos, estresse oxidativo e a regulação da ação da insulina, estão envolvidos na adipogênese. Além disso, observou-se uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos, através da diminuição do acúmulo de lipídeos e aumento da sensibilidade à insulina.
Indicações
- Redução de gordura abdominal;
- Aumento da sensibilidade á insulina;
- Potente ação antioxidante;
- Promotor da diminuição dos níveis de triglicérides e colesterol total sérico.
Contraindicações
Não há relatos de causa de toxicidade nas literaturas consultadas.
Advertências
Não indicado para crianças, gestantes e lactantes, salvo orientação de profissional habilitado.
Referências
- ASGARY, A.; KESHVARI, M. Effects of citrus sinensis juice on blood pressure, Atheroscler. v.9, n.1, 2013.
- LIMA, C.G. et al. Ingestão regular do suco de laranja vermelha reduz pressão arterial em adultos. J Health Sci Inst, v.30, n.1, 2012.
- OMDAMIRO, O.D. et al. Evaluation of anti-inflamatory, antibacterial and antioxidant properties of ethanolic extracts of Citrus sinensis peel and leaves. Journal of Chemical and Pharmaceutica Research, v.5, n. 5, 2013.
- TITTA L, et al.., Blood Orange juice inhabits fat accumulation in mice. Int J Obesity 34(3):578-588 (2010).