Uso interno

Dosagem recomendada: 400 a 500mg /dia.

Propriedades

Moro, ativo natural extraído da laranja doce (Citrus sinensis), se destaca pela presença de antocianidinas, que é responsável pela sua coloração vermelha e caracterizada como excelente antioxidante, que compõem juntamente com os bioflavonóides a padronização desse extrato em 90%.

Alguns estudos pré-clínicos indicam que e espécie possui como alvo para a redução de gordura abdominal, interferir com a habilidade dos adipócitos em acumularem gordura, podendo essa redução chegar em 25-50%. As antocianinas, quando administradas em adipócitos, exercem ação antioxidante e de proteção contra a resistência à insulina induzida pelo fator de necrose tumoral alfa (TNFα). Ambos os processos, estresse oxidativo e a regulação da ação da insulina, estão envolvidos na adipogênese. Além disso, observou-se uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos, através da diminuição do acúmulo de lipídeos e aumento da sensibilidade à insulina.

Indicações

  • Redução de gordura abdominal;
  • Aumento da sensibilidade á insulina;
  • Potente ação antioxidante;
  • Promotor da diminuição dos níveis de triglicérides e colesterol total sérico.

Contraindicações

Não há relatos de causa de toxicidade nas literaturas consultadas.

Advertências

Não indicado para crianças, gestantes e lactantes, salvo orientação de profissional habilitado.

Referências

  1. ASGARY, A.; KESHVARI, M. Effects of citrus sinensis juice on blood pressure, Atheroscler. v.9, n.1, 2013.
  2. LIMA, C.G. et al. Ingestão regular do suco de laranja vermelha reduz pressão arterial em adultos. J Health Sci Inst, v.30, n.1, 2012.
  3. OMDAMIRO, O.D. et al. Evaluation of anti-inflamatory, antibacterial and antioxidant properties of ethanolic extracts of Citrus sinensis peel and leaves. Journal of Chemical and Pharmaceutica Research, v.5, n. 5, 2013.
  4. TITTA L, et al.., Blood Orange juice inhabits fat accumulation in mice. Int J Obesity 34(3):578-588 (2010).