Uso interno
Dosagem recomendada: 10mg /dia.
Propriedades
Ezetimiba é um inibidor da absorção do colesterol que é glucuronidado no fígado após sua rápida absorção nos enterócitos, onde juntamente com os seus metabólitos, exerce as suas ações hipolipidêmicas, reduzindo a absorção do colesterol através da inibição do transporte do colesterol por enzimas transportadoras específicas. Esta droga pode ser utilizada uma vez ao dia, em função de sua meia-vida plasmática prolongada e normalmente é muito bem tolerada. A eliminação da ezetimiba e de seus metabólitos é feita principalmente pela excreção fecal. Em geral, o uso da ezetimiba isolada promove modestos efeitos no LDL plasmático, entretanto, quando combinada às estatinas, importantes mudanças no perfil lipídico podem ser observadas.
Indicações
- Redução do colesterol;
- Hipercolesterolemia primária.
Contraindicações
Não usar durante a gravidez e amamentação, pois expõe a criança ao risco de nascer com malformações; Pacientes com problemas no fígado e Pacientes com alergias ao medicamento.
Advertências
A ezetimiba administrado isoladamente: cefaléia; dor abdominal e diarréia. Ezetimiba coadministrado com uma vastatina: cefaléia, fadiga; dor abdominal, constipação, diarréia, flatulência, náuseas; aumento de ALT, aumento de AST; mialgia. Ezetimiba co-administrado com fenofibrato: dor abdominal.
Referências
- BATISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO, Y. Formulário Medico Farmacêutico. 3°ed, São Paulo: Pharmabooks, 2006.
- http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/Ezetimiba.pdf