Uso interno
Dosagem recomendada: 500 a 1000mg /dia.
Propriedades
É um isômero da glucose, tem sido tradicionalmente considerado como um dos componentes de vitaminas do complexo B. A carência desse componentes está relacionada a distúrbios do comportamento (principalmente a deficiência de tiamina, niacinamida, piridoxina e inositol); os estados de ansiedade denotam, não raramente, deficiências nutricionais desse grupo. O organismo consegue estocar somente pequenas quantidades do complexo B, sendo necessário a sua ingestão diária. Fontes naturais de inositol são encontrado em grão de cereais, frutas e plantas na forma de hexafosfato e ácido fítico e em outras formas químicas nos vegetais e carnes.
O inositol é base de inúmeros sinalizadores celulares e mensageiros secundários, estando envolvido em vários processos biológicos, tais como: montagem do citoesqueleto, controle da concentração intracelular do íon Ca2+, manutenção do potencial de membrana das células, modulador da atividade da insulina, quebra das gorduras e redução dos níveis de colesterol no sangue.
Alguns estudos científicos dão suporte a sua utilização no auxílio do tratamento de depressão e ansiedade. Pacientes acometidos de depressão geralmente apresentam redução dos níveis de Inositol no líquido cefalorraquidiano (cerebrospinal). Alguns resultados preliminares de estudos com suplementos de Inositol revelam promissores avanços para pessoas que sofrem de distúrbios tais como bulimia, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtornos bipolares.
Indicações
- Suporte ao controle do colesterol;
- Deficiência vitamínica, sendo as principais tiamina, niacinamida e piridoxina;
- Suporte ao tratamento de quadros de depressão;
- Reposição nutricional;
- Desempenho esportivo.
Contraindicações
Não constam nas literaturas consultadas. Em caso de hipersensibilidade ao produto, descontinuar o uso.
Advertências
Mesmo Inositol sendo um produto usado como suplemento alimentar, crianças, gestantes e lactantes devem consumir somente com indicação e orientação médica, nutricional.
Referências
MARTINDALE, The Extra Pharmacopoeia, pg.1716.