Uso Interno
Dosagem recomendada: 100 a 300mg /dia.

Propriedades

É um aminoácido alifático neutro, de cadeia ramificada. Tem sabor amargo. Dos quatro isômeros conhecidos, somente a L-Isoleucina é encontrada nas proteínas. Pelo fato de que suas propriedades físico-químicas são muito similares às da L-Leucina, a L-Isoleucina pura não é facilmente obtida a partir dos hidrolisados de proteínas, mas pode ser obtida por fermentação.

É glicogênica e cetogênica. Forma o ácido acético, (cetogênico) e o ácido propiônico (glicogênico) através do ácido a-metilbutírico. Um desequilíbrio nutricional pode ocorrer com a L-Leucina e a L-Valina (os outros aminoácidos de cadeia ramificada) se os mesmos não forem ingeridos em proporção balanceada. Juntamente com estes dois, está envolvido na regulação da síntese proteica e na manutenção da massa muscular corporal.

Em humanos saudáveis, nove aminoácidos são considerados essenciais, uma vez que não podem ser sintetizados endogenamente e, portanto, devem ser ingeridos por meio da dieta. Dentre os aminoácidos essenciais, se incluem os três aminoácidos de cadeia ramificada, ou seja, leucina, valina e isoleucina. Esses aminoácidos participam da regulação do balanço protéico corporal além de serem fonte de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina.

Indicações

  • Suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada.
  • Aumenta a síntese de hemoglobina.
  • Participa do metabolismo glicídico e ajuda a regular a glicemia.

Contraindicações

Hipersensibilidade ao produto

Advertências

Não indicado para crianças, gestantes e lactantes.

O excesso de isoleucina pode predispor o paciente à Pellagra (Doença desenvolvida pela carência de Vitamina B3).

Referências

  1. BOLSTER, D.R.; JEFFERSON, L.S.; KIMBALL, S.R. Regulation of protein synthesis associated with skeletal muscle hypertrophy by insulin-, amino acid- and exerciseinduced signalling. Proc. Nutr. Soc., v.63, n.2, p.351-356, 2004.
  2. BRODY, T. Nutritional biochemistry. 2. ed. San Diego: Academic Press, 1999, 658p.
  3. ATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo: Tecnopress, 2000.
Categorias: Aminoácidos