Uso Interno
Dosagem recomendada: 1 a 6g /dia.
Propriedades
É um aminoácido não essencial obtido do metabolismo do ácido glutâmico. Sua principal função no organismo é o transporte de amônia dos tecidos para o fígado, para ser biotransformada em ureia. Também é um potente estimulante do anabolismo proteico e principal fonte de energia para o sistema imunológico.
A Glutamina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto, um dos componentes das proteínas dos seres vivos. A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no tecido muscular. Além de atuar como nutriente (energético) para as células imunológicas, a glutamina apresenta uma importante função anabólica promovendo o crescimento muscular.
Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese proteica.
Indicações
- Suplementação esportiva;
- Crescimento muscular;
- Aumento rendimento;
- Recuperação pós treino.
Contraindicações
Indivíduos com hipersensibilidade ao produto. Altas doses de aminoácidos podem gerar sobrecarga no funcionamento do fígado e dos rins.
Advertências
Contraindicado para crianças, gestantes ou lactantes.
Referências
- MARTINDALE, 36th Edition MOURA, G. Nutrientes e Terapêutica. Pelotas, 3ª edição 2011. OLSZEWER, E. Tratado de Medicina Ortomolecular e Bioquímica médica. 5ª Edição, 2013.