Uso Interno
Dosagem recomendada: 50 a 300mg /dia.
Propriedades
A L-teanina é o único aminoácido presente quase exclusivamente na planta Camelliasinensis (chá verde). Parece ocorrer em somente outras três espécies; uma espécie de cogumelo e outras duas espécies do gênero Camellia. Teanina é sintetizada na raiz da planta onde a luz solar converte a teanina em polifenóis. Por causa disto, alguns cultivadores do chá verde mantém as plantas fora da luz solar direta para preservar o índice de teanina e assim o sabor. A L-teanina é um derivado do ácido L-glutâmico. Ela é uma substância sólida solúvel em água, sendo também conhecida com o ácido L-glutâmico gama-etilamida.
A atividade farmacológica da L-theanina tem sido estudada por vários grupos de pesquisa, que descrevem que a L-theanina possui uma capacidade importante para melhorar a capacidade do cérebro na concentração, aprendizado e memória. Esta ação tem sido associada com dois efeitos simultâneos: aumento dos níveis de alerta e relaxamento sem sedação. No mercado japonês, foi introduzida como um suplemento nutritivo para distúrbios de humor.
Indicações
- Ansiedade;
- Estresse;
- TPM;
- Melhora da atenção e aprendizado;
- Imunomodulador pós exercícios intensos.
Contraindicações
Não descritos nas referências bibliográficas consultadas.
Advertências
Recomenda-se que crianças, gestantes e lactantes evitem a suplementação.
Referências
- BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/ SP: Atheneu, 6ª Ed. 2021.
- JUNEJA L, et al. (1999) L-theanine – A unique amino acidofgreenteaand its relaxationeffect in humans. Trends in foodsciencetechnology. v. 10(6/7) p. 199-204.