Uso interno

Dosagem recomendada: 5mg /dia.

Propriedades

É um medicamento indicado para o tratamento do diabetes mellitus do tipo 2, para melhorar o controle glicêmico (nível sanguíneo de açúcar) em conjunto com dieta e exercícios. Pode ser utilizado sozinho ou associado à metformina, sulfonilureias, tiazolidinedionas, insulina (com ou sem metformina), metformina mais sulfonilureias ou metformina mais inibidores de SGLT-2.

Atua no tratamento do diabetes mellitus do tipo 2 fazendo o pâncreas produzir maior quantidade de insulina e menor quantidade do hormônio glucagon, ajudando assim a controlar o seu nível de açúcar no sangue.

O Linagliptina é um medicamento que inibe a enzima dipeptidil peptidase-4 (DPP-4), responsável pela inativação dos hormônios incretínicos, como o peptídeo glucagon símile 1 (GLP-1). O GLP-1 é liberado pelo intestino após ingestão de alimentos e estimula a secreção de insulina pelo pâncreas. Assim, ao inibir a DPP-4, permite que o hormônio GLP-1 atue por mais tempo, liberando insulina conforme necessidade de seu organismo. Após administração oral, com ou sem alimentos, Linagliptina é rapidamente absorvido e chega à corrente sanguínea, atingindo o pico de maior concentração no sangue 1,5 horas após tomada da dose (Bula Trayenta®).

Indicações

  • Tratamento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2);
  • Controle glicêmico em conjunto com dieta e exercícios.

Contraindicações

Hipersensibilidade ao medicamento, como desconforto, reação alérgica entre outros.

Contra indicado a pacientes portadores de diabetes mellitus tipo I, pacientes com risco de cetoacidose diabética.

Não deve ser utilizado por pacientes com problemas renais.

Advertências

Não indicado uso para crianças, gestantes ou lactantes.

Referências

  1. Literatura do fabricante.
  2. Bula do medicamento Trayenta®, Boehringer Ingelheim.