Uso Interno
Dosagem recomendada: 300 a 600mg /dia.

Propriedades

A N-acetil-L-tirosina (NALT) é a forma acetilada e mais hidrossolúvel do aminoácido L-tirosina, um precursor para a síntese de neurotransmissores, dos hormônios tireoidianos e para a síntese de melanina na pele. A L-tirosina pode ser sintetizada pelo próprio organismo a partir do aminoácido fenilalanina, além de estar presente em diversos alimentos ou ainda, pode ser obtida através da suplementação.

Estudos têm demonstrado que a suplementação com L-tirosina aumenta a biodisponibilidade deste aminoácido no cérebro, favorecendo a síntese de neurotransmissores monoaminérgicos, tais como dopamina e noradrenalina. Assim, a suplementação com L-tirosina pode contribuir para a melhora de quadros onde há um desequilíbrio destas substâncias no cérebro, tais como depressão, esquizofrenia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e doença de Parkinson.

Indicações

  • Melhora das funções cognitivas;
  • Antidepressivo;
  • Doença de Parkinson;
  • Antiestress.

Contraindicações

Não descritos nas referências bibliográficas consultadas.

Advertências

Recomenda-se que crianças, gestantes e lactantes evitem a suplementação sem orientação profissional.

Referências

  1. BATISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO, Y. Formulário Médico Farmacêutico. 3ª ed, São Paulo: Pharmabooks, 2006.
  2. Martindale, Guia Completo de Consultas Fármaco-terapêutica CD Rom 2004 1° Edicion.
  3. PAVARATI, S.; WARRINGTON, S.J. Physiology, catecholamines. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019.
Categorias: Aminoácidos