Uso interno

Dosagem recomendada: 1000mg /dia.

Propriedades

A Schisandra é uma planta reconhecida pelos seus frutos agridoces e globerulares de coloração avermelhada. O extrato obtido a partir deles é de uso tradicional, sobretudo pelo seu efeito sobre a resistência do organismo contra diferentes agentes, essencial para proporcionar uma maior capacidade física e mental, além de ser um importante protetor contra o estresse presente no dia a dia.

Sua atividade proporciona um efeito sobre o sistema nervoso central, simpático, endócrino, imunológico, respiratório, cardiovascular, gastrointestinal, sobre o desenvolvimento da aterosclerose experimental, no equilíbrio de açúcar no sangue e ácido base, e no útero exerce atividade miotônica. Em indivíduos saudáveis, Schisandra aumenta a resistência e precisão dos movimentos, o desempenho mental e a capacidade de trabalho, gera alterações nos níveis basais de óxido nítrico e do cortisol no sangue. Esses efeitos são derivados da ação sobre o sistema nervoso central, no qual ela atua como coadjuvante no aumento das respostas reflexivas e na melhora do estado de alerta mental.

Indicações

  • Aumenta a resistência do organismo;
  • Melhora o estado de alerta mental;
  • Melhora a performance física e reduz a fadiga.

Contraindicações

Seu uso não é recomendado em pacientes com epilepsia.

Advertências

Não recomendado seu uso para crianças, gestantes e lactantes.

Referências

  1. ALONSO J. Tratado de Fitofármacos y Neutracéuticos, 1°ed, Argentina, 2004.
  2. CHEVALLIER, A. The Encyclopedia of Medicinal Plants . New York, NY: DK Publishing,1996.
  3. LIAO LY et al. A preliminary review of studies on adaptogens: comparison of their bioactivity in TCM with that of ginseng-like herbs used worldwide. Liao et al. Chin Med.2018; 13:57.
  4. PANOSSIAN. A; WIKMAN, G. Pharmacology of Schisandra chinensis Bail.: na overview of Russian research and uses in medicine. J Ethnopharmacol. 118(2): 2008.