Uso interno
Dosagem recomendada: 5 a 20mg /dia.
Propriedades
Descrição/ especificação técnica: Tadalafila é um composto à base de carbonila (C=O), um potente e seletivo inibidor da enzima fosfodiesterase tipo 5 (PDE5). Possui um maior tempo de meia-vida (17.5 horas) quando comparado aos demais inibidores de PDE5, resultando em uma maior duração de ação e uma ereção peniana mais prolongada. Tadalafila é usado para tratar a disfunção erétil masculina, ou impotência.
Tadalafila inibe seletivamente a enzima fosfodiesterase tipo 5 (PDE-5), responsável pela degradação de GMPc na musculatura lisa do corpo cavernoso e esponjoso do pênis. A ereção peniana durante a estimulação sexual é causada pelo aumento do fluxo sanguíneo no pênis, resultante do relaxamento das artérias penianas e da musculatura lisa do corpo cavernoso. Essa resposta é mediada pela liberação de óxido nítrico (NO), que ativa a enzima guanilatociclase, estimulando a síntese de guanosina monofosfato cíclico (GMPc) em células musculares lisas, responsável pelo relaxamento da musculatura lisa e pelo aumento do fluxo sanguíneo para o corpo cavernoso. A inibição dessa degradação pela tadalafila resulta em um aumento dos níveis de GMPc, promovendo um relaxamento muscular prolongado, vasodilatação e ingurgitamento vascular do corpo cavernoso, melhorando, assim, a função erétil.
Indicações
- Vasodilatador;
- Relaxante da musculatura lisa do corpo cavernoso;
- Inibidor seletivo da enzima fosfodiesterase tipo 5 (PED-5).
Contraindicações
A administração de Tadalafila a pacientes em uso de qualquer forma de nitrato orgânico é contraindicado, pois pode potencializar os efeitos hipotensivos dos nitratos. A administração concomitante com antiácidos ( hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio) diminui a absorção de tadalafila. Não deve ser usado em pacientes com insuficiência hepática ou renal grave. Tadalafila não é indicado para homens que não apresentam disfunção erétil.
Advertências
Não deve ser administrado a crianças, gestantes e lactantes.
Em alguns indivíduos pode ocorrer cefaléia, enxaqueca, tontura, rubor facial, priapismo e congestão nasal.
Referências
- http://www.molbase.com/en/index.html – Acesso em 13/07/2015 as 10:30h.
- http://www.drugbank.ca/drugs/DB00820 – Acesso em 16/07/2015 as 14:00h.
- Thomson. Micromedex. Drug Information for the Health Care Professional. 24th ed. Volume 1. Plus Updates. Content Reviewed by the United States Pharmacopeia Convention, Inc. Greenwood Village, CO. 2004.
- Buvat J, et ; Hypogonadal men nonresponders to the PDE5 inhibitor tadalafil benefi t from normalization of testosterone levels with a 1% hydroalcoholic testosterone gel in the trea.