Uso Interno
Dosagem Recomendada: 1 a 2g /dia.
Propriedades
A L-arginina alfa-cetoglutarato (AAKG) é um composto obtido através da associação de arginina com o ácido alfacetoglutarato. A arginina é um aminoácido sintetizado naturalmente pelo organismo humano e desempenha um papel importante em processos de cicatrização e vasodilatação.
A arginina auxilia na eliminação de compostos nitrogenados tóxicos ao organismo, além de ser utilizada como precursor para a síntese endógena de outras substâncias – tais como a agmatina e a creatina (envolvidas na geração de energia para o músculo esquelético).
O ácido alfa-cetoglutarato, por sua vez, é uma molécula intermediária no ciclo de Krebs e participa tanto da oxidação da glicose quanto do metabolismo de aminoácidos, contribuindo para a síntese proteica no tecido muscular.
Neste contexto, a suplementação com AAKG tem sido associada ao aumento do fluxo sanguíneo nos músculos esqueléticos, melhorando o aporte de oxigênio e de nutrientes necessários para a síntese proteica e para a recuperação muscular. Adicionalmente, o aumento do fluxo sanguíneo favorece a remoção de metabólitos como o ácido láctico e a amônia, que contribuem para a fadiga muscular durante a prática de atividade física de alta intensidade.
Neste sentido, a AAKG pode ser utilizada como recurso ergogênico por atletas visando o ganho de massa muscular, a melhora da resistência física durante a prática de exercícios físicos, bem como a recuperação muscular pós-treino.
Indicações
•Estimular a vasodilatação e oxigenação muscular;
• Melhora o desempenho físico muscular;
• Conferir resistência;
• Máxima definição muscular;
• Aumentar massa muscular;
• Auxilia na diminuição da fadiga muscular;
• Aumentar o desempenho desportivo e sexual.
Contraindicações
Arginina não é indicado para pacientes cardiopatas, com glaucoma, hipotensão arterial ou herpes vulgar. Pessoas com históricos de doenças cardíacas, arterial e asma, devem consultar seu médico antes de usar qualquer suplemento funcional.
Advertências
Interação medicamentosa: Potencializa os efeitos dos Hipotensores.
A suplementação de Arginina não é recomendada para jovens, cujo desenvolvimento ósseo ainda está incompleto.
O uso prolongado de doses altas pode oferecer riscos para portadores de algumas formas de insuficiência renal ou hepática. Essas pessoas só devem usar Arginina com supervisão médica.
Pessoas com infecções virais como herpes não devem tomar suplementos de Arginina, que poderia estimular a multiplicação de certos vírus. 19.
Referências
- GILBERTO PEREZ DE MOURA, Nutrientes e terapêutica. 3º edição. Ed. Visão Artes Gráficas. 2011.
- GUOYAO WU* and SIDNEY M. MORRIS, JR, Argininemetabolism: nitric oxide andbeyond. Biochem. J. (1998) 336, 1±17.
- S. WILLOUGHBY, D; et al, Effectsof 7 DaysofArginine-Alpha-KetoglutarateSupplementationonBloodFlow, Plasma L-Arginine, Nitric Oxide Metabolites, andAsymmetricDimethylArginineAfterResistanceExercise. InternationalJournalof Sport NutritionandExerciseMetabolism, 2011, 21, 291-299.
- MARIASANT’ANA DUSSE, L, Revisão sobre Oxido Nítrico. Rio de Janeiro, v. 39, n. 4, p. 343-350, 2003.