Uso interno
Dosagem recomendada: 900mg /dia.
Propriedades
Diosmina é um bioflavonóide, antivaricoso sistêmico e vasoprotetor utilizado no tratamento dos distúrbios venosos e da circulação periférica de retorno. Age basicamente de 3 formas na circulação de retorno: prolonga a atividade da norepinefrina pariental das veias, aumentando o tônus venosos e reduzindo a venostase; na microcirculação, reduz a hiperpermeabilidade capilar e reduz a fibrinólise; nos vasos linfáticos, aumenta a frequência e a intensidade das contrações. A diosmina é rapidamente absorvida por via oral, atingindo picos plasmáticos em torno de 2 horas. É metabolizada em diversos ácidos fenóis. Elimina-se basicamente por via fecal, com eliminação urinária de cerca de 14%, e tem meia-vida em torno de 11 horas.
Indicações
- Doença venosa dos membros inferiores;
- Hemorróidas e crise hemorroidária;
- Hemorragias ginecológicas;
- Fragilidade Capilar.
Contraindicações
A Diosmina é contraindicada em pacientes com hipersensibilidade à droga, embora não haja, até no momento, casos relatados.
Advertências
Uso não indicado para crianças, gestantes e lactantes.
Referências
- Nota Técnica N° 64 /2012. Brasília, maio de 2012. Disponível em http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/setembro/09/Diosmina—hesperidina– atualizada-em-18-10-2013-.pdf acesso em 13/11/2015