Uso interno
Dosagem recomendada: 40 a 80mg /dia.
Propriedades
A telmisartana é indicada para o tratamento da hipertensão arterial (pressão alta). Pode ser usada isoladamente ou em associação com outros medicamentos com a mesma finalidade. Indicada também para a prevenção de mortalidade e lesão cardiovascular (doenças ou afecções que acometem o coração e/ou vasos sanguíneos) em pacientes com idade igual ou superior a 55 anos.
A telmisartana impede a ação da angiotensina, uma substância presente no organismo que provoca aumento da pressão arterial. Desta forma, a pressão arterial é reduzida. O início da ação gradualmente se torna evidente em 3 horas e o máximo efeito anti-hipertensivo geralmente é atingido após 4-8 semanas do início do tratamento.
Indicações
- Tratamento da hipertensão arterial;
- Prevenção de mortalidade e lesão cardiovascular.
Contraindicações
Pacientes que apresentam hipersensibilidade ao fármaco.
Pacientes com obstrução das vias biliares e complicações hepáticas.
Advertências
Não se recomenda o uso de telmisartana durante os três primeiros meses de gravidez e não deve ser iniciado durante a gravidez. Se você engravidar, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e se você pretende engravidar deve procurar orientação do seu médico para uma possível substituição do tratamento.
A telmisartana pode intensificar a diminuição da pressão arterial quando usado junto com outros medicamentos para hipertensão. Quando administrada junto com lítio, pode aumentar a concentração deste. Quando combinada com inibidores da ECA (por exemplo, captopril, ramipril, enalapril, entre outros) ocorre soma de efeitos que pode provocar alterações da função renal.
Referências
- Material Técnico do Fabricante.
- Bula do medicamento Telmisartana, SEM.
- Drugbank. Disponível em: https://go.drugbank.com/drugs/DB00966 Acesso: 13/07/2022.