Uso interno

Dosagem recomendada: 5 a 100mg /dia.

Propriedades

A testosterona é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, responsável pelo desenvolvimento dos órgãos genitais e pela manutenção das características sexuais (estimulando o crescimento de pelos, engrossamento da voz e desenvolvimento da libido). É responsável também pelo efeito geral sobre o anabolismo proteico e pelo desenvolvimento do músculo esquelético e distribuição da gordura corporal. Nos homens, é produzida pelos testículos (os quais também produzem espermatozoides e uma série de outros hormônios) e, em pequena quantidade, pelas glândulas adrenais. Nas mulheres, é produzida, em grande quantidade, pelas glândulas adrenais. Ainda, nos homens, cerca de 5% da testosterona é produzida nas adrenais e 95% nos testículos. A principal indicação da reposição hormonal é o tratamento de hipogonadismo, com o objetivo de restaurar libido, função sexual e bem-estar. O tratamento com andrógeno previne também osteoporose, melhora a acuidade mental e restaura a níveis normais os hormônios de crescimento, especialmente em idosos.

Indicações

  • Reposição Hormonal;
  • Terapia em distúrbios hipogonadais masculinos e femininos.

Contraindicações

Hipersensibilidade ao produto.

Advertências

Não indicado seu a crianças, gestantes e lactantes.

A Testosterona deve ser utilizada com precaução em pacientes com enfermidades cardiovasculares, insuficiência renal e hepática.

Com o uso da Testosterona, podem aparecer sintomas como retenção de água e sódio, edema, cefaleia, depressão e hemorragia gastrointestinal.

Referências

1. SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2ª Ed. 2005.
2. ANFARMAG; MANUAL DE EQUIVALÊNCIA. São Paulo/SP, 3ª Ed. 2010.

Categorias: Hormônios