Uso interno
Dosagem recomendada: 5 a 100mg /dia.
Propriedades
A coenzima Q-10, ou, Ubidecarenona é encontrada em todos os tecidos. Existem 10 coenzimas Q, mas a Q-10 é a única encontrada no organismo. Os níveis diminuem com a idade, devendo ser suplementada em indivíduos idosos. Está intimamente ligada ao metabolismo energético intracelular, especialmente no coração e no fígado; no miocárdio, encontra-se em altas concentrações, funcionando como um potente antioxidante e varredor de RLs, mais potente do que as vitaminas E e C. É capaz de restaurar a função imunológica, melhorar os batimentos cardíacos e influenciar favoravelmente o tratamento de síndromes neurológicas crônicas; é empregada nos pacientes portadores de neoplasias, com finalidade de reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia.
Indicações
- Doença de Mal de Alzheimer;
- Doença periodontal;
- Fadiga;
- Prevenção de Arritmias Cardíacas.
Contraindicações
Pacientes portadores de deficiência renal grave. Pode ocorrer palpitação e sudorese.
Advertências
Não indicado o consumo para crianças, gestantes e lactantes, salvo indicação médica.
Os efeitos adversos dessa substância são raros. Em média, menos de 1% dos pacientes submetidos a ensaios clínicos referem desconforto gastrointestinal leve. Não são conhecidas doses tóxicas para a coenzima Q-10.
Referências
- MARTINDALE. The Complete Drug Reference. 35. Ed. PhP: Londres, 2007.
- MOURA, José Gilberto. Nutrientes e Terapêutica: como usá-los, quando usá-los, como avaliar suas carências, radicais livres na saúde. Visão Artes: Rio Grande do Sul, 2006.