Uso interno

Dosagem recomendada: 2 a 30mg /dia.

Propriedades

A vitamina B2 faz parte de vários sistemas enzimáticos (oxidases e desidrogenases); participa ativamente como coenzima (FAD, FMN) em pelo menos 3 processos envolvidos na produção de energia, como aceptor e transportador de H. Sua ação é diminuída pelos antidepressivos tricíclicos, antineoplásicos, fenotiazinas, antibióticos e pelo probenecide. Sua presença é importante na oxidação dos aminoácidos, na síntese e oxidação dos ácidos graxos, na oxidação da glicose e no metabolismo dos hormônios tireoideanos. As necessidades de vitamina B2 aumentam nas queimaduras, cirurgias, febre, tuberculose, alcoolismo e diabete mélito descompensado.

Indicações

  • Alcoolismo;
  • Dermatites, Acne;
  • Prevenção da catarata;
  • Stress, fadiga crônica.

Contraindicações

Não constam em literaturas consultadas.

Advertências

É importante não ultrapassar a porção dietética recomendada no caso de automedicação com vitamínicos. Não utilizar vitaminas como substitutos de uma dieta equilibrada. As mega doses não são recomendadas.

Referências

  1. CAVALCANTI, Luiz Carlos. Incompatibilidades Farmacotécnicas na Farmácia causa, recomendação e uso terapêutico. Pharmabooks: São Paulo, 2006.
  2. Martindale: The Complete Drug Reference. 35. Ed. PhP: Londres, 2007.
  3. MOURA, José Gilberto. Nutrientes e Terapêutica: como usá-los, quando usá-los, como avaliar suas carências, radicais livres na saúde. Visão Artes: Rio Grande do Sul, 2006.
  4. Disponível no site http://www.prvademecum.com (em 10/07/2022).