Uso interno
Dosagem recomendada: 2 a 30mg /dia.
Propriedades
A vitamina B2 faz parte de vários sistemas enzimáticos (oxidases e desidrogenases); participa ativamente como coenzima (FAD, FMN) em pelo menos 3 processos envolvidos na produção de energia, como aceptor e transportador de H. Sua ação é diminuída pelos antidepressivos tricíclicos, antineoplásicos, fenotiazinas, antibióticos e pelo probenecide. Sua presença é importante na oxidação dos aminoácidos, na síntese e oxidação dos ácidos graxos, na oxidação da glicose e no metabolismo dos hormônios tireoideanos. As necessidades de vitamina B2 aumentam nas queimaduras, cirurgias, febre, tuberculose, alcoolismo e diabete mélito descompensado.
Indicações
- Alcoolismo;
- Dermatites, Acne;
- Prevenção da catarata;
- Stress, fadiga crônica.
Contraindicações
Não constam em literaturas consultadas.
Advertências
É importante não ultrapassar a porção dietética recomendada no caso de automedicação com vitamínicos. Não utilizar vitaminas como substitutos de uma dieta equilibrada. As mega doses não são recomendadas.
Referências
- CAVALCANTI, Luiz Carlos. Incompatibilidades Farmacotécnicas na Farmácia causa, recomendação e uso terapêutico. Pharmabooks: São Paulo, 2006.
- Martindale: The Complete Drug Reference. 35. Ed. PhP: Londres, 2007.
- MOURA, José Gilberto. Nutrientes e Terapêutica: como usá-los, quando usá-los, como avaliar suas carências, radicais livres na saúde. Visão Artes: Rio Grande do Sul, 2006.
- Disponível no site http://www.prvademecum.com (em 10/07/2022).