Uso interno

Dosagem recomendada: 100 a 800mg /dia.

Propriedades

É uma vitamina lipossolúvel essencial na nutrição, mesmo que sua função exata seja desconhecida. O tocoferol inibiria a formação dos radicais livres (subproduto das reações de oxidação da mitocôndria) e seu efeito nocivo sobre os lipídeos da membrana celular e sobre outros componentes celulares, incluindo o DNA e as proteínas estruturais e enzimáticas. Protege os eritrócitos de sofrerem hemodiálise. Também pode agir como cofator em alguns sistemas enzimáticos. É absorvido no trato gastrintestinal (20% a 80%). Une-se a beta-lipoproteínas no sangue e seu armazenamento ocorre em todos os tecidos, especialmente no adiposo. Seu metabolismo é hepático e é eliminado pelas vias biliar e renal. Tem-se observado que a administração de tocoferol em indivíduos fumantes provoca melhora e respostas benéficas ao inibir os fenômenos de peroxidação eritrocitários, dos quais resulta um retardo no envelhecimento mitocondrial com uma melhora na produção de ATP dependente do oxigênio. O efeito antioxidante previne a formação e ação dos carcinógenos químicos.

Indicações

  • Prevenção e tratamento de estados de carências nutricionais;
  • Ação antioxidante, prevenindo a formação de radicais livres;
  • Excipientes lipofílicos.

Contraindicações

A relação risco-benefício deverá ser avaliada na presença de hipoprotrombinemia por deficiência de vitamina K. Anemia por deficiência de ferro.

Advertências

Com doses maiores do que 800U/dia durante períodos prolongados: visão turva, diarréia, tonturas, cefaleias, náuseas, cansaço e debilidade. As doses mais elevadas (mais de 800U/dia) têm sido associadas com maior incidência de hemorragia em pacientes com deficiência de vitamina K.

Referências

  1. Batistuzzo, J.A.O., Eto Y., Itaya M. Formulário Médico Farmacêutico.
  2. Pharmabooks, 5ª edição, São Paulo, 2015.