Uso interno
Dosagem recomendada: 100 a 800mg /dia.
Propriedades
É uma vitamina lipossolúvel essencial na nutrição, mesmo que sua função exata seja desconhecida. O tocoferol inibiria a formação dos radicais livres (subproduto das reações de oxidação da mitocôndria) e seu efeito nocivo sobre os lipídeos da membrana celular e sobre outros componentes celulares, incluindo o DNA e as proteínas estruturais e enzimáticas. Protege os eritrócitos de sofrerem hemodiálise. Também pode agir como cofator em alguns sistemas enzimáticos. É absorvido no trato gastrintestinal (20% a 80%). Une-se a beta-lipoproteínas no sangue e seu armazenamento ocorre em todos os tecidos, especialmente no adiposo. Seu metabolismo é hepático e é eliminado pelas vias biliar e renal. Tem-se observado que a administração de tocoferol em indivíduos fumantes provoca melhora e respostas benéficas ao inibir os fenômenos de peroxidação eritrocitários, dos quais resulta um retardo no envelhecimento mitocondrial com uma melhora na produção de ATP dependente do oxigênio. O efeito antioxidante previne a formação e ação dos carcinógenos químicos.
Indicações
- Prevenção e tratamento de estados de carências nutricionais;
- Ação antioxidante, prevenindo a formação de radicais livres;
- Excipientes lipofílicos.
Contraindicações
A relação risco-benefício deverá ser avaliada na presença de hipoprotrombinemia por deficiência de vitamina K. Anemia por deficiência de ferro.
Advertências
Com doses maiores do que 800U/dia durante períodos prolongados: visão turva, diarréia, tonturas, cefaleias, náuseas, cansaço e debilidade. As doses mais elevadas (mais de 800U/dia) têm sido associadas com maior incidência de hemorragia em pacientes com deficiência de vitamina K.
Referências
- Batistuzzo, J.A.O., Eto Y., Itaya M. Formulário Médico Farmacêutico.
- Pharmabooks, 5ª edição, São Paulo, 2015.